sexta-feira, 23 de março de 2012

Salada Niçoise


Com a chegada da Primavera as saladas sabem ainda melhor!

Ingredientes

4 bifes de vaca com cerca de 150 gramas cada (opcional)
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
2 colheres de sopa de sumo de laranja
2 colheres de chá de mostarda
2 ovos
175 gramas de batatas novas
115 gramas de feijão-verde
175 gramas de mistura de alface e rúcula
1 pimento amarelo, pelado e cortado em tiras
175 gramas de tomate-cereja, cortados ao meio
azeitonas pretas, descaroçadas
2 colheres de chá de azeite virgem extra

Preparação

1. Coloque os bifes num prato. Bata o vinagre com uma colher de sopa de sumo de laranja e uma colher de chá de mostarda, regue os bifes com este preparado e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos. Vire os bifes a meio do tempo de marinada.
2. Coloque os ovos numa caçarola e cubra-os com água fria. Leve a levantar fervura, reduza o lume e coza durante 10 minutos. Retire e mergulhe os ovos em água fria. Após arrefecerem, descasque-os e reserve.
3. Entretanto, coloque as batatas numa caçarola e cubra com água fria. Leve a levantar fervura, tape e coza durante 15 minutos, ou até estarem tenras quando picadas com um garfo. Escorra e reserve.
6. Leve uma caçarola com água a ferver, junte o feijão-verde e coza durante 5 minutos, ou até ficar tenro. Escorra e mergulhe em água fria e escorra novamente.
7. Disponha as batatas, os ovos cortados aos quartos e o feijão-verde em cima da mistura de verduras para salada juntamente com o pimento amarelo, os tomates-cereja e as azeitonas.
8. Bata o restante sumo de laranja e a mostarda com o azeite e reserve.
9. Aqueça uma frigideira, escorra os bifes e grelhe-os durante 3-5 minutos de cada lado. Fatie os bifes e disponha-os no topo da salada, depois regue com o molho e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário